Revista nº 206 || Dossier Materiais de Renovação e Reabilitação

Carlos Rosa Revista nº 206
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Caros Colegas,

Podemos dizer que 2023 marcou porventura uma alteração da dinâmica do comércio de materiais de construção.

Viemos de um ciclo que se iniciou em 2014 e terminou em 2022, completando 9 anos de forte crescimento da atividade da construção e indutor da mesma dinâmica no comércio de materiais de construção.

As previsões da APCMC mostram um mercado menos dinâmico, o que traz um desafio às estratégias de crescimento das nossas empresas.

Certamente que os projetos mais diferenciadores escaparam a uma maior pressão competitiva e isso, a chamada estratégia “Ocea no Azul”, seria o caminho desejável para todos, mas, infelizmente, uma grande franja do nosso negócio compete pelo preço.

Só a diferenciação, quer nas gamas, o que é muito difícil, quer no serviço, poderá trazer os resultados que procuramos. Talvez o serviço seja então a solução, não o tradicional e costumeiro crédito e transporte, mas sim a disponibilidade de produto para entrega imediata, a variedade da gama, a especialização, o aconselhamento e muitos outros que podem fazer a diferença e trazer o prémio da rentabilidade.

Segundo o Ranking das 500 Maiores da APCMC aqui publicado, a margem bruta anda próxima dos 25% (na moderna distribuição este valor sobe e anda entre os 30% e os 40%) e a autonomia financeira próxima dos 60%, com o prazo médio de recebimento a diminuir e a ficar em média abaixo dos 60 dias. São indicadores positivos, mas com espaço para maior eficiência.

Naturalmente que um setor com potencial como o nosso está sujeito à entrada de novos players, como de resto temos vindo a constatar. As barreiras à entrada são baixas e o poder negocial dos nossos fornecedores em geral é alta, antecipando estes dois critérios um ambiente mais concorrencial.

O que podemos fazer?

Estamos felizmente a fazer, é pelo menos uma parte importante do nosso papel como empresários, a modernização das nossas empresas, à velocidade de cada um mas no objetivo da sua adaptação às necessidades dos nossos clientes, a capacitar os nossos colaboradores, a digitalizar os processos, a tornar a nossa operação mais eficiente e a melhorar o serviço ao cliente.

Todo este caminho está a ser feito dentro de cada empresa, dentro das parcerias que cada um de nós tem, mas também com o apoio da APCMC, que também para isso cá está.

Caro colega, consulte os serviços da nossa Associação, marque uma reunião, faça uma chamada telefónica e saiba como pode obter colaboração, nomeadamente na formação financiada, na implementação da digitalização como a plataforma Datachek, consultoria especializada ou outros apoios disponíveis.

2024 é, também, o ano da comemoração dos 70 Anos da nossa Associação!

A nossa Associação tem mostrado ao longo dos anos que é possível defender os interesses dos seus associados e, indo ainda mais longe, defender os interesses de todo o setor.

Sem esse papel importante não estaria hoje aqui a escrever estas palavras, pelo menos nestas funções.

Vamos todos dar sentido ao potencial que o associativismo tem o nosso setor, participando mais nos projetos e eventos que a Associação vai promovendo ao longo do ano.

Aproveito para lhe desejar um excelente 2024.

Bons negócios e espírito associativo!

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